quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Emblematico'Homem Tank' Praça da Paz Celestial, 1989


Apesar de ser um evento que a China gostaria que o mundo esqueça, esta imagem do anônimo "Homem Tank (Tank Man)" - que ficou na frente de tanques avançando um dia depois do massacre na Praça Tiananmen - falou alto ao redor do mundo sobre a luta pela democracia na China . Embora o "Homem Tanque" acabou por ser arrastado, a fotografia desse ato tornou-se sinônimo de ativismo político e resistência no mundo moderno.

Da mesma forma arriscando suas vidas, vários fotógrafos e videomakers capturaram a cena e ninguem conseguiu impedir que as fotos fossem publicadas,sei que muita gente não viu esse evento na época veja o Homem que parou uma coluna de Tank de guerra,pouco se sabe sobre esse homem rumores dizem que esta vivo oque eu não acredito devido a força do comunismo da China ,dizem que foi fuzilado oque é bem provavel devida a repercussão mundial até hoje em nossos dias.


Impacto

As fotos e a filmagem do homem se posicionando em pé, parado e sozinho em frente à coluna de tanques alcançou audiência internacional quase instantaneamente. Foi capa dos principais jornais e revistas e a principal matéria de incontáveis jornais ao redor do mundo. Em Abril de 1998, a revista Time incluiu "O Rebelde Desconhecido" na lista das 100 pessoas mais influentes do século.

Por trás da imagem

O incidente ocorreu próximo à Praça da Paz Celestial, na avenida Chang'an(Avenida da Paz Longa), que corta a Cidade Proibida, em Pequim, de leste a oeste, na data de 5 de junho de 1989, um dia após o governo chinês reprimir violentamente os protestos de Tiananmen.

O homem colocou-se de pé no meio da rua enquanto os tanques se aproximavam. Ele segurava duas sacolas, uma em cada mão. À medida que os tanques paravam, o homem parecia tentar mandá-los embora. Em resposta, o tanque da frente tentou desviar do homem, que repetidamente se colocou em frente ao tanque, num exemplo de não-violência. Após bloquear os tanques, o homem escalou até o topo do tanque da frente e conversou com o piloto. A filmagem mostra duas pessoas vestidas de azul levando o homem embora e sumindo na multidão; os tanques então prosseguiram seu caminho. testemunha Charlie Cole acredita que o homem foi levado pela polícia secreta e foi um dos muitos executados, uma vez que o governo chinês nunca foi capaz de identificá-lo após as fotos tornarem-se públicas.





Identidade e destino

Quase nada se sabe a respeito da identidade do homem ou do comandante do tanque. Pouco depois do incidente, o tablóide britânico Sunday Express afirmou ser "Wang Weilin" (王维林) seu nome, um estudante de 19 anos que foi posteriormente preso por "agitação política" e "tentativa de subversão de membros do Exército"; entretanto, a veracidade desta afirmação é questionável. Numerosos rumores se espalharam acerca da identidade do homem e de suas intenções, mas nenhuma delas pôde ser definitivamente provada.

Existem várias histórias conflitantes sobre o que aconteceu com o homem. Num discurso do President's Club em 1999, Bruce Herschensohn, ex-assistente do presidente Richard Nixon, afirmou que o homem foi executado 14 dias depois; outras fontes dizem que ele foi morto pelo pelotão de fuzilamento poucos meses depois dos protestos de Tiananmen. No livro Red China Blues: My Long March from Mao to Now, a jornalista Jan Wong diz que o homem ainda está vivo e escondido no interior da China. Segundo informações obtidas por ela própria, o governo chinês buscava informações sobre o rebelde ainda um ano depois das manifestações de Tienanmen.

O governo da República Popular da China fez poucas afirmações a respeito do incidente e das pessoas envolvidas. Numa entrevista de 1990 a Barbara Walters, Jiang Zemin, então Secretário Geral do Partido Comunista da China e posteriormente presidente do país, foi questionado sobre o destino do homem. O líder chinês primeiro disse (através de um intérprete): "não posso confirmar se este jovem que você mencionou foi preso ou não". Jiang depois falou em inglês, "I think never killed" [sic] ("eu acho que nunca matou"). Um artigo de Junho de 2006 do Apple Daily de Hong Kong afirmou que há rumores de que o homem está vivo e residindo em Taiwan.

1 comentários:

Leia antes de fazer seu comentário

-Os comentários do blog são moderados
-Só publique comentários relacionados ao conteudo
-Comentários anônimos ou com palavrões não serão publicados
-Não coloque links que não tem nada a ver com o conteudo
-Os comentários não refletem a opinião do autor



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Batalha X - Todos os direitos reservados
Design by Batalhax