terça-feira, 25 de outubro de 2011

A potente moto Hayabusa GSX R 1300.



A moto ícone da Suzuki, a Hayabusa, vem mais um ano sem nenhuma modificação. Apenas novos grafismos e a opção de dois esquemas de cores (preto e branco) são as "novidades" do modelo 2012 já lançado nos EUA e Europa.


O nome Hayabusa é a tradução japonesa para Falcão-peregrino, o pássaro que é capaz de velocidades superiores a 320 km/h e é, também, o predador natural (talvez não por coincidência) do blackbird (nome atribuído a várias espécies de pássaros), em uma clara referência à CBR 1100XX Super Blackbird pois, quando foi lançada no mercado, em 1999, tomou o título de motocicleta mais rápida do mundo das mãos da Honda. A primeira geração da Hayabusa era chamada de GSX1300R e era impulsionada por um motor de 1.299cc com 4 cilindros em linha, refrigerado a água. Esse motor permaneceu praticamente inalterado até o modelo 2008 ser lançado no mercado. Originalmente, o motor de 1.299cc é capaz dos seguintes números:

1/4 de milha (402m): 10.02s @ 231.26 km/h
60–130 km/h: 3.13s
130–160 km/h: 3.31s
Velocidade Máxima: 317 km/h (recorde aferido pelo Guinness Book de 2000 e 2004)
Potência: 180 cv (157cv @ 9.800 rpm, medido na roda traseira)

A competição no segmento de motos Hyper Sport cresceu muito com a inclusão de outras marcas, como BMW K1200S, Kawasaki Ninja ZX-12R eKawasaki Ninja ZX-14. Esse crescimento fez com que a Suzuki repensasse toda a estratégia de mercado da Hayabusa, revisando todo seu modelo para o lançamento de 2008. A Suzuki simplesmente abriu mão da designação GSX1300R em alguns países e chamou a motocicleta de Hayabusa. O tamanho do motor cresceu para 1340cc com uma taxa de compressão de 12.5:1. Após toda a revisão, o ganho de potência obtido superou em de 12% ao propulsor anterior, passando a gerar 197cv estáticos.

O combustível agora é injetado através de um novo corpo de borboleta de 44mm, usando o Suzuki Dual Throttle Valve (ou somente SDTV), que pode-se resumir para os menos entendidos técnicamente como a adição de mais um bico injetor em cada um dos quatro cilindros, ou seja, agora são dois por cilindros, com ângulos distintos, aumentando considerávelmente o aproveitamento do cobustivel injetado, resultando neste considerável incremento de potência e torque. Há que se ressaltar a presença do sistema SRAD (Suzuki Ram Air Direct), que acrescenta cerca de MAIS 10cv acima dos 200Km/h, fazendo com que ela alcance a marca próxima dos 210cv dinâmicos. O sistema de seleção do modo de pilotagem (chamado de Suzuki Drive Mode Selector, ou simplesmente S-DMS[7]) , uma tecnologia introduzida na linha GSX-R, permite escolher entre três opções de entrega de potência: "C" conforto (touring, com cerca de 120cv), "B" normal (média de aproximadamente 160 cv) e "A" esporte (high performance, entregando ai a totalidade de 197cv). Uma das características mais notáveis é a inclusão de um novo sistema de exaustão 4-2-1-2, que cumpre as exigências das regulamentações de emissão de gases EURO3 e EPA Tier 2, um sistema de embreagem deslizante, uma carenagem redesenhada, os piscas traseiros também foram incorporados à traseira da motocicleta, para melhoria da aerodinâmica. Apesar da velocidade máxima, uma das características mais marcantes do modelo, ter sido limitada eletronicamente em 299 km/h, a aceleração está mais rápida, mesmo comparada aos carros mais rápidos do planeta: de 0 a 160 km/h em 5.44s


Painel de uma Hayabusa

Desde sua estréia em 1999 até Junho de 2007, mais de 100.000 unidades de Hayabusa foram vendidas ao redor do mundo. Nos Estados Unidos da América, durante o ano de 2005 mais de 10.000 unidades foram vendidas[9]. Para 2006 no mercado estadunidense as vendas da Hayabusa foram em número dobrado às vendas da Kawasaki Ninja ZX-14, que começou a ser vendida nesse ano. E novamente, no ano de 2007 as vendas do modelo Hayabusa somaram 10.000 unidades somente nos EUA.[11]
Em geral, as vendas nos EUA foram crescendo ano após ano desde o lançamento em 1999 até 2006 sendo de poucas milhares de unidades a mais de 10.000 em 2006. Não há informações de vendas globais fornecidas pela própria Suzuki ou pelas revendedoras regionais.

Hayabusa GSX1300R

Fabricante Suzuki

Apelido Busa, Bus, Haya
Produção 1999 - presente

Tipo Hyper Sport

Motor
1340cc3
4 cilindros em linha, 4 temposDOHC 16v

Potência
197cv a 9.500 rpm

Torque
15,81 kgfm a 7.200 rpm

Transmissão
6 marchas
Suspensão
Dianteira: forquilha invertida com 43mm de diâmetro - 120mm de curso;
Traseira: monoamortecedor totalmente regulável - 120mm de curso
Freios Dianteiro: Discos duplos de 310mm, assistidos por 4 pinças de montagem radial ;
Traseiro: Disco simples de 260 mm, com pinça de um pistão
Pneus
D: 120/70-R-17;
T: 190/50-R-17
Altura do Assento 735mm

Tanque 21 lts
Relações Suzuki B-King

Similar Honda CBR 1100XX SuperBlackbird,Kawasaki Ninja ZX-12R


A Suzuki Hayabusa (também conhecida como GSX1300R em alguns países) é uma motocicleta Hyper Sport originalmente

A Hayabusa, lançada em 1999, foi um marco na história motociclística mundial, sendo a primeira moto produzida em série a romper a barreira dos 300 Km/h de velocidade real. Desde então, a moto não recebeu alterações até junho de 2007, após vários rumores de sua saída de linha, quando recebeu uma pequena remodelação de estilo e, principalmente, um reforço no motor, o qual foi trabalhado em segredo a partir da B-King.

Agora, novamente, a Hayabusa segue por muitos anos sem nenhuma atualização, desgastando sua imagem de moto celebrada por todo o mundo. Enquanto isto, a Honda lançou a moderníssima VFR 1200F e a Kawasaki atualizou a ZX-14R, ambas muito mais encorpadas em termos de tecnologia embarcada.









Hayabusa GSX R 1300 Turbo 400Km







Veja tambem:




Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário

-Os comentários do blog são moderados
-Só publique comentários relacionados ao conteudo
-Comentários anônimos ou com palavrões não serão publicados
-Não coloque links que não tem nada a ver com o conteudo
-Os comentários não refletem a opinião do autor



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Batalha X - Todos os direitos reservados
Design by Batalhax