terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como tratar a TPM



A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um problema bastante freqüente na vida de muitas mulheres. Os sintomas da TPM costumam variar muito de mulher para mulher, inclusive na intensidade.

Até o momento, não existe um tratamento único que sirva para todas as mulheres que sofrem deste mal, mas há formas para amenizar os sintomas deste período.

Durante todo o mês é recomendado manter uma alimentação saudável, devendo evitar o consumo de alimentos industrializados e com excesso de sal, pois o excesso de sódio faz com que o corpo retenha líquido, o que acaba dificultando a eliminação do fluxo, provocando mais cólicas.

O tratamento mais indicado varia de acordo com a faixa etária feminina, com novos hábitos e com a intensidade do problema. Para as mulheres que sofrem de uma TPM fraca, é indicado o uso de analgésicos e antiinflamatórios, os quais ajudam a minimizar o desconforto, porém o uso deve ser recomendado por um especialista.

No entanto, como essa síndrome está relacionada à ovulação, o uso de anticoncepcionais orais de uso contínuo pode ser de grande ajuda nessas horas para aquelas mulheres que possuem menos de 30 anos. Já aquelas que já passaram desta idade, o mais indicado é o implante subcutâneo.

Em casos mais intensos, nem sempre os anticoncepcionais resolvem o problema. Há casos em que os sintomas são mais severos e acabam dando origem ao que chamamos de TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), que causa oscilações de humor, descontrole emocional e até mesmo depressão. Nesses casos, recomenda-se uma medicação mais específica e sessões de terapia.

Alimentos que aliviam a TPM

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema muito comum entre as mulheres antes e durante a menstruação. No entanto, o que a maioria delas não sabe é que existem vários tipos de TPM e que cada uma delas pode ser amenizada por determinados alimentos e algumas medidas.

Geralmente, a TPM acontece por volta de 1 semana antes da menstruação, sendo comum que a mulher apresente mais de um tipo de TPM. Abaixo seguem algumas informações sobre cada tipo de TPM e quais alimentos consumir para aliviar a tensão.

TPM A (mais comum)
Sintomas: irritabilidade e ansiedade
Alimentos indicados para aliviar essa TPM: Vit B2 (lentilha, grão de bico), Vit B6 (grãos integrais), Magnésio (arroz integral, folhas verdes), Zinco (ovos, carne vermelha).

TPM C
Sintomas: Fissura por doces, pães, massas e cansaço
Alimentos indicados para aliviar essa TPM: Alimentos integrais, fibras, cromo (maçã), Vit B3 (abacate, atum) zinco (carnes vermelhas)
Alimentos que devem ser evitados: chá preto e café.

TPM D
Sintomas: Depressão, choro fácil e insônia
Alimentos indicados para aliviar essa TPM: L- triptofano (laticínios, banana), ácido fólico (folhas verdes), magnésio (arroz integral), complexo B (carnes, cereais, trigo).

TPM H
Sintomas: Aumento de peso, retenção de líquido, seios inchados e aumento do abdômen
Alimentos indicados para aliviar essa TPM: Zinco (frutos do mar), Vit B6 (farelo de aveia)

Além das dicas citadas acima, é importante lembrar que outras medidas também podem ser tomadas para aliviar a TPM, tais como:

Fazer sauna
Não consumir alimentos industrializados
Intensificar os exercícios aeróbicos
Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas
Diminuir o uso do sal e do açúcar

Alguns chás e remédios naturais também podem ser tomados a fim de aliviar os sintomas, os quais são encontrados em lojas de produtos naturais. Porém, antes de fazer uso deles é importante que você consulte seu médico e verifique se aquele determinado medicamento é indicado para seu caso, do contrário, o médico te prescreverá outro remédio.
Alimentos indicados para amenizar a TPM:
- Cereais integrais, frutas, verduras, nozes, lentilha.
- Alimentos com efeito diurético (mamão, melancia, melão);
- Água de coco, sucos naturais e chás (exceto o preto e o mate);
- Semente, azeite extra-virgem, hortaliças, soja, óleo de linhaça e abacate.

Evite:
- Carboidratos refinados, mantenha o consumo moderado de açúcar.
- Frituras: além de fazer mal á saúde, também pode atrapalhar a digestão, causando cólicas.
- Bebida alcoólica: elas costumam provocar dores de cabeça e fadiga;
- Alimentos industrializados: são pobres em nutrientes e ricos em produtos químicos.

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