terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pratique Pilates


Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada.É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.

Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates® . Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Scielo (3 de novembro de 2004). Página visitada em 3 de setembro de 2011. "O método Pilates® desenvolvido por Jopeph Pilates no início da década de 1920 tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo. Os exercícios do método Pilates® são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar. O sistema básico inclui um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo. Já no sistema intermediário-adiantado são introduzidos, gradualmente, exercícios de extensão do tronco, além de outros exercícios para o corpo todo, procurando melhorar a relação de equilíbrio agonista-antagonista. Uma vez que o método Pilates® preconiza a melhoria das relações musculares (agonista e antagonista), o nosso objetivo foi testar o efeito desse método de treinamento sobre o torque isocinético dos extensores e flexores do tronco medido a velocidade angular de 120 graus por segundo."


Quer um tratamento que beneficie sua saúde, mente e corpo? O Pilates pode ser uma boa escolha pra quem procura exatamente isso. Ele estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade muscular, alinha a postura e, além de todos esses benefícios, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e ajuda na coordenação motora.
Todos esses auxílios à saúde previnem riscos futuros como, por exemplo, as dores crônicas no corpo. O Pilates é mais procurado para quem está fazendo algum tipo de reabilitação e problemas na coluna.
Ele fortalece, alonga e equilibra toda a musculatura que envolve a nossa coluna vertebral, alinhando e descomprimindo as tensões do corpo. Quem sofre de hérnia de disco deve procurar o Pilates, pois ele descomprime as tensões do disco. Isso ajuda na circulação do sangue nessas áreas afetadas.

Outros benefícios

O Pilates também estabiliza a pelve e coluna, ajudando na preparação e na reabilitação de áreas que sofrem de fraqueza muscular. Quem possui problemas no joelho também pode procurar este método. Complicações nos ombros, panturrilha, poliomielites, apoplexia, pós-cirúrgico e pré e pós-parto também podem utilizar dos benefícios do Pilates.
Nas 10 primeiras aulas de Pilates já é possível sentir os resultados e as melhorias no corpo. Após 20 aulas, as mudanças são bem visíveis e, depois de 30 aulas, as pessoas notam as mudanças tanto na postura como nas dores, que vão deixando o corpo.


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