segunda-feira, 16 de abril de 2012

Obesidade infantil é coisa séria


Obesidade  infantil  é coisa séria
A obesidade é um assunto que, infelizmente, está sendo bastante comentado devido aos altos índices de incidência de casos de pessoas com essa doença. A obesidade atinge pessoas de diferentes faixas etárias, e a medida que o tempo passa, mais a obesidade infantil se destaca em níveis alarmantes.Uma criança é considerada obesa quando atingi 20% a mais do peso que é considerado ideal. No Brasil, a prevalência de obesidade em menores de 5 anos varia de 2,5% entre crianças de baixa renda e 10,6% em crianças com melhor situação financeira .

A obesidade infantil é uma condição que afeta cada vez mais crianças, sobretudo em países ocidentais, como os Estados Unidos da América, Reino Unido e Austrália. A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares, atividade física, bem como, fatores biológicos, de desenvolvimento, doenças, comportamentais e psicológicos. Adultos que serão mais atingidos pelos efeitos da diabetes tipo 2.

Em Portugal 31,5% de crianças com entre 7 e 9 anos têm excesso de peso das quais 11,3% são obesas. É nos meios urbanos que a obesidade infantil é mais frequente, embora o problema esteja também presente no meio rural. Segundo estudos, 31,5% das crianças portuguesas entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso. Estima-se, neste momento, que no futuro haja mais adultos que, para além de obesos, vão sofrer de patologias cardiovasculares, cada vez mais cedo.

Perante a informação que é disponibilizada constantemente, ainda é pouca a sensibilização a sério para este problema, que a Organização Mundial de Saúde entende como epidemia. Parecem passar despercebidas a pais e Estado as consequências reais a longo prazo.


A obesidade infantil é uma consequência direta da facilidade do acesso aos mais variados tipos de comida e a falta de exercicios fisicos trocando por muito tempo na internet,tv e video games deixando assim de brincar,correr etc... Cada vez mais as crianças estão ganhando liberdade de escolher qual alimento ingerir, e o para piorar, as crianças se atraem facilmente para os famosos Fast Food, grande responsável por parte da obesidade infantil do mundo.


Tratamento
Como todas a doenças, a obesidade infantil tem cura, mas para isso é necessário que se faça um tratamento intensivo o mais rápido possível após detecção do problema.

O método que é usado para o tratamento da obesidade infantil é baseado em uma combinação de limitação da ingestão de calorias por dia e a atividade física. Para isso, se faz necessário todo um processo de reeducação alimentar e o estímulo a prática de uma atividade física de forma regular. O apoio e o estímulo da família ao jovem nesse momento, é de fundamental importância no tratamento.

De início, se torna necessário que se faça um combate direto à ansiedade e o abatimento do jovem que passa pelo problema, pois tais sentimentos podem gerar um aumento de peso de forma descontrolável na criança. É também necessário se conhecer os hábitos alimentares e a conduta da criança e da família no dia a dia. Saber os alimentos que elas estão ingerindo e em quais quantidades, controlar os intervalos entre as refeições. Segundo pesquisas, é mais fácil mudar a conduta das crianças do que dos pais, ainda que é possível favorecer a todos. Isso mostra o real papel dos pais no tratamento da obesidade infantil.

Como Evitar
Saber como evitar a obesidade infantil é um ponto que todos os pais deveriam ter hoje em dia, pois o acesso e a facilidade dos meios que chegam a essa doença é muito grande

Ou seja, para evitar é primeiramente necessário que os pais incentivem seus filhos à prática de atividades físicas e a uma alimentação saudável, mostrando quais os benefícios e as vantagens para a saúde da mesma. Também é fundamental que a a observação sobre a criança seja algo contínuo, avaliando questões como ansiedade e afastamento social, dois agravantes que estão intimamente ligados a obesidade.

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário

-Os comentários do blog são moderados
-Só publique comentários relacionados ao conteudo
-Comentários anônimos ou com palavrões não serão publicados
-Não coloque links que não tem nada a ver com o conteudo
-Os comentários não refletem a opinião do autor



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Batalha X - Todos os direitos reservados
Design by Batalhax