sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tuberculose e seus tratamentos


Tuberculose e seus tratamentos
A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, que é causada por uma bactéria e pode ser facilmente contraída de acordo com o contato direto com indivíduo com a , a Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch.

A doença afeta diretamente os pulmões, entretanto A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele (lúpus vulgar), os glânglios linfáticos (escrófulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso.

A tuberculose miliar consiste num alastramento da infeção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo), causando infecções graves denominadas de "meningite tuberculosa"., veja mais sobre quais os seus sintomas e seus tratamentos. .

Causas
A causa da doença se dá pela transmissão direta da bactéria via gotículas de saliva. A contaminação se torna facilitada quando ocorre prolongado contato com a atmosfera de ambientes fechados e com pouca ventilação.

Após a transmissão, ocorre ou a eliminação da bactéria pelo sistema imunológico do indivíduo ou a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença.

Sintomas
Os sintomas da tuberculose são confusos devido a sua semelhança com os sintomas da gripe, porém esses sintomas possuem características únicas, a tosse seca e prolongada por três ou mais semanas posterior aparecimento de secreção com duração de um mês, ocorre a sudorese durante a noite,dor no peito, cansaço excessivo, palidez, perda do apetita , rouquidão e cansaço fácil. Em casos mais graves pode ocorrer a eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar.

Tratamentos
O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.

A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

Quem tem tuberculose ou suspeita de tuberculose deve procurar o Centro de Saúde mais próximo para fazer exames e se tratar. O tratamento demora de seis meses a um ano, conforme o caso, e geralmente leva à cura completa. Quase sempre dá para tratar em casa, sem parar de trabalhar e sem a necessidade de internação em hospital. Todas as pessoas que moram na mesma casa ou que vivem com o doente, precisam também passar por exames. Alguns têm que tomar remédios durante meses, mesmo não estando doentes. Até as crianças pequenas. É para prevenir. Todos os exames e todos os remédios são fornecidos de graça pelo governo.
Repito porque é importante: O governo tem todo o interesse em descobrir os casos de tuberculose e de tratar todos eles, tanto como os seus familiares. Os exames e os medicamentos são oferecidos inteiramente de graça a qualquer pessoa.

Os seguintes grupos foram definidos como prioritários no enfrentamento à tuberculose: moradores de rua, populações carcerárias, indígenas e pessoas que vivem com HIV/Aids.


Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário

-Os comentários do blog são moderados
-Só publique comentários relacionados ao conteudo
-Comentários anônimos ou com palavrões não serão publicados
-Não coloque links que não tem nada a ver com o conteudo
-Os comentários não refletem a opinião do autor



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Batalha X - Todos os direitos reservados
Design by Batalhax