terça-feira, 21 de agosto de 2012

Morte de Raul Seixas completa 23 anos


Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um famoso cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza".Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing"[4]. Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley.
Nesta terça-feira (21) completam-se 23 anos desde a morte do 'Maluco Beleza' do rock brasileiro . Raul Seixas introduziu uma nova sonoridade - uma mescla do rock de seu ídolo, Elvis Presley, com elementos brasileiros - a uma geração que fez questão de não esquecê-lo. Confira aqui alguns fatos curiosos sobre a vida do cantor.



Em maio de 1982, em um show na cidade de Caieiras, São Paulo, Raul apareceu bêbado e errando as letras das músicas. O público achou que aquele cantor no palco era um impostor, e não o Raul de verdade. Para piorar a situação, o músico não tinha nenhum documento e quase foi linchado. Acabou preso e foi espancado pelo delegado e pelos policiais.

Para conseguir entrevistas com as ex-esposas do músico durante a produção do filme 'Raul - O Início, o Fim e o Meio' (lançado em 2012), a equipe de filmagens pegou 12 vôos e teve que viajar por mais de 3 estados norte-americanos atrás das mulheres.

Conta a lenda que Raul certo dia encontrou o senador da república, na época Tancredo Neves, em um aeroporto, e foi logo dizendo, obviamente bêbado: 'Senador eu tenho a solução para o Brasil, vamos alugar a porr@ toda!'

Raul e Paulo Coelho foram parceiros na composição de alguns dos maiores sucessos de Raul Seixas como Sociedade Alternativa, Gita, Há Dez Mil Anos Atrás, Canto Para Minha Morte, entre outros.

Raul Seixas inscreveu duas músicas no Festival Internacional da Canção, em 1972, 'Let me sing, Let me sing' e 'Eu sou eu, Nicuri é o Diabo'. Na primeira ele dividiu parceria com sua primeira mulher, para driblar o regulamento, que permitia que apenas uma música por compositor fosse inscrita no concurso.

Ele compôs 'Metamorfose Ambulante' aos 12 anos.

Raul Seixas queria ser um ator, chegou a escrever o enredo e a fazer um projeto de um filme que foi mal-sucedido, onde ele seria o personagem principal. Ele dizia: 'Sou tão bom ator, que finjo ser compositor e cantor, e todo mundo acredita.'

Raul Seixas passou no primeiro lugar no vestibular de Direito, para impressionar a familia de Edith, que veio a ser então a sua primeira esposa.

Raul e seu amigo de infância, Waldir Serrão, fundaram o primeiro fã clube de Elvis Presley no Brasil, o Elvis Club.

Morte

Universo Alternativo - fantasia sobre o "Profeta" Raul Seixas.
As 50 apresentações pelo Brasil resultaram naquele que seria o último disco lançado em vida por Raul Seixas. O disco foi intitulado de A Panela do Diabo, que foi lançado pela Warner Music Brasil no dia 22 de agosto de 1989.
Na manhã do dia 21 de agosto, Raul Seixas foi encontrado morto sobre a cama , por volta das oito horas da manhã em seu apartamento em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O LP A Panela do Diabo vendeu 150.000 cópias, rendendo a Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova, tornando-se assim um dos discos de maior sucesso de sua carreira. Raul foi velado pelo resto do dia no Palácio das Convenções do Anhembi. No dia seguinte seu corpo foi levado por via aérea até Salvador e sepultado às 17 horas, no Cemitério Jardim da Saudade.

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário

-Os comentários do blog são moderados
-Só publique comentários relacionados ao conteudo
-Comentários anônimos ou com palavrões não serão publicados
-Não coloque links que não tem nada a ver com o conteudo
-Os comentários não refletem a opinião do autor



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Batalha X - Todos os direitos reservados
Design by Batalhax