quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Onde vive a Internet: Dentro dos Centros de dados do Google


Os centros de dados em empresas de tecnologia de são geralmente muito bem guardados em "segredo",o Google abriu as portas dos seus data centers e sua infra-estrutura do centro de dados dedicando um site inteiro a fotos que mostram locais antes secretos por dentro. Eles até colocaram um dos data centers no Street View, e deixaram a Wired visitar o local para uma ampla reportagem.Existem hoje três maneiras de dar uma olhada dentro do centros de dados do Google. A primeira: "Onde a internet Vive", uma série de fotos notável por Connie Zhou das pessoas, lugares e tecnologias que compõem os dados do Google centros.
Internet, tecnologia, Google, Data center

Mas há um detalhe em particular, mencionado pela Wired, que também impressiona. Para o Google crescer, eles precisariam criar data centers próprios, que fossem mais baratos e eficientes do que antes.

Internet, tecnologia, Google, Data center

Acredito que você também já imaginou como seria o data center onde ficam armazenados todos os vídeos do Youtube, e-mails do Gmail, fotos do Picasa e de outros serviços do Google. Pois bem, parece que agora vamos poder entrar, pelo menos virtualmente, no Google Data Center de Lenoir, na Carolina do Norte.

Utilizando a tecnologia do “Street View”, a Google ofereceu o serviço respondendo a mais um passo da empresa, rumo à transparência de seus centros de dados. Conheça Google Data Center e explore no link abaixo do vídeo.


 Os data centers do Google são impressionantes por uma série de motivos: o principal é a escala absurda deles.
Internet, tecnologia, Google, Data center
 'O Google percebeu que o chamado “corredor frio” na frente das máquinas poderia ficar a uma temperatura relativamente amena de 27°C ou mais: os funcionários poderiam usar shorts e camisetas, em vez de suéteres como padrão. E o “corredor quente”, um espaço bastante fechado onde vem o calor da traseira dos servidores, poderia ser autorizado a chegar aos 50°C. Esse calor poderia ser absorvido por bobinas cheias de água, que seria então bombeada para fora do edifício e resfriada antes de voltar para dentro e ser distribuída.'


Internet, tecnologia, Google, Data center
Aliado a outras técnicas, o Google conseguiu reduzir o consumo de energia de tal forma que, como nota a Wired, eles podem oferecer serviços como o Gmail de graça: a propaganda no e-mail não pagaria por servidores tradicionais.

O Google vai publicar mais posts sobre os data centers, trazendo ainda mais detalhes sobre eles, então fique de olho no Google Green Blog para saber mais.

Você pode navegar pelo data center pelo Street View (procure pelo stormtrooper!).

Existem hoje três maneiras de dar uma olhada dentro do centros de dados do Google. A primeira: "Onde a internet Vive", uma série de fotos notável por Connie Zhou das pessoas, lugares e tecnologias que compõem os dados do Google centros.

1 comentários:

  1. Acho um despropósito citar o google como sendo sinônimo de internet. A internet só é tudo isso que conhecemos hoje por ser de todos, e ao mesmo tempo, de ninguém! O google é apenas um mecanismo de busca que, aliás, filtra, seleciona e simplifica a internet aos seus próprios critérios. A internet nos anos 90 era como entrar na casa das pessoas, hoje a internet é um ambiente controlado, selecionado e só aparecem sites com cara de "empresa".

    O youtube, por outro lado, tem o pior sistema de busca conhecido pelas poucas vidas inteligentes que habitam esse planeta. Não tem a capacidade de filtrar vídeos sinalizados como falcatruas, vídeos super negativados, copiados, repetidos e ainda não te retorna os vídeos mais relevantes, os mais vistos, os originais. Enfim, um lixo.... Pra quê melhorar se você é monopolista, presta um péssimo serviço e ainda as pessoas pagam pau para sua empresa?

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer seu comentário

-Os comentários do blog são moderados
-Só publique comentários relacionados ao conteudo
-Comentários anônimos ou com palavrões não serão publicados
-Não coloque links que não tem nada a ver com o conteudo
-Os comentários não refletem a opinião do autor



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Batalha X - Todos os direitos reservados
Design by Batalhax