segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Paraquedista faz salto da estratosfera


Félix Baumgartner Paraquedista faz salto da estratosfera
Félix Baumgartner faz história ao bater um recorde existente há mais de 50 anos ao ser o primeiro homem a realizar um salto em queda livre a 39 mil metros de altitude, tendo sido o primeiro homem a ultrapassar a barreira do som sem a ajuda de um veículo. No entanto, o recorde em queda livre deverá manter-se na posse de Joe Kittinger, comandante da Força Aérea dos Estados Unidos, que se cifra em 4,36 minutos. Isto porque Baumgartner terá aberto o paraquedas aos 4m 19s.

A subida do balão que transportou a cápsula com Félix Baumgartner demorou 2h30 a atingir os 39 mil metros acima da crosta terrestre.

Antes de sair da cápsula para o espaço, e depois de confirmados todos os aspetos relativos à segurança do piloto com a equipa de terra, Baumgartner, que subiu equipado com um fato especial, equilibrou a pressão no interior do habitáculo, tendo a cápsula descido então até aos 36.576 metros. A porta foi aberta quando o balão se encontrava nos 38.867 e Baumgartner colocou os pés fora do habitáculo.

Quando os instrumentos mostravam a altitude programada para bater o recorde, o piloto saltou para o vazio para iniciar uma queda livre em direção a terra com um abastecimento de oxigénio para 10 minutos.

Eram 19h08 em Portugal quando o salto se iniciou. A queda livre levou o piloto a atingir os 1.137 km hora em menos de um minuto.

A queda livre levou 4 minutos e 19 segundos com o piloto a comunicar por diversas vezes com a equipa de terra, altura em que abriu o páraquedas que o iria trazer até ao solo.

Os pés tocaram o solo de Roswell, Novo México, às 19h17 (9 minutos depois de ter saltado de uma cápsula aos 38 mil metros de altitude).


Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário

-Os comentários do blog são moderados
-Só publique comentários relacionados ao conteudo
-Comentários anônimos ou com palavrões não serão publicados
-Não coloque links que não tem nada a ver com o conteudo
-Os comentários não refletem a opinião do autor



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Batalha X - Todos os direitos reservados
Design by Batalhax